RADIOGRAFIAS EXTRA BUCAIS
Como o próprio nome diz, é uma radiografia que permite uma imagem panorâmica do complexo maxilo–mandibular. Uma das técnicas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades odontológicas, onde a visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas são de fácil compreensão para o dentista.
Realizada em 20 minutos, não necessita de agendamento.
É uma das radiografias geralmente solicitadas para a análise dos contornos anatômicos (cabeça da mandíbula, eminência articular, fossa mandibular) e dinâmica articular (posicionamento das cabeças da mandíbula com relação à fossa mandibular e eminência articular).
São realizadas duas radiografias para a análise da ATM, uma é com a boca fechada e a outra com a boca aberta o máximo que o paciente puder, ajuda a avaliar o grau de movimentação e a relação com as estruturas vizinhas.
É um exame que necessita de agendamento.
Esta técnica é principalmente utilizada para ortodontia e cirurgia, pois permite uma avaliação do crescimento e desenvolvimento da maxila e mandíbula em relação a base do crânio, estudo da adenóide, processos patológicos e traumatismos.
A partir desta radiografia são realizadas análises cefalométricas na qual através de marcações de pontos padronizados, traçados e medidas, é possível fazer uma avaliação mais apurada do padrão dento esquelético facial do paciente.
É um exame que não necessita de agendamento.
RADIOGRAFIA DE MÃO E PUNHO
Também conhecida como radiografia carpal, a radiografia de mão e punho é utilizada para determinar a idade óssea, ao possibilitar a avaliação do grau de maturação dos ossos. Os resultados do exame auxiliam na determinação da curva de crescimento do paciente, que estima o estágio de desenvolvimento individual, além de ser um aliado no planejamento de tratamentos ortodônticos.
É um exame que necessita de agendamento.
Também conhecida como Bite Wing, a radiografia interproximal é utilizada para visualizar as coroas dos dentes posteriores, ou seja, dos pré-molares e molares do lado direito e esquerdo. Ela é realizada com o paciente em oclusão, mordendo uma aleta ou um posicionador. Dessa forma, é possível ver os dentes superiores e inferiores em um mesmo exame. Para visualizar todas as coroas dos dentes posteriores, são necessárias 4 radiografias interproximais.
PERIAPICAIS E LEVANTAMENTO PERIAPICAL
As radiografias periapicais possibilitam o estudo detalhado de um ou mais dentes, ao mostrar a anatomia dentária e as estruturas que a circundam por meio de uma imagem bidimensional. Esta radiografia mostra com definição a coroa, a raiz, o osso alveolar e outras estruturas de suporte.
Em um levantamento periapical são necessárias 14 radiografias periapicais.
DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA
A documentação ortodôntica é um conjunto de exames (radiografias e fotografias intra e extrabucais, análises cefalométricas e modelos em gesso das arcadas dentárias,) que proporciona uma visão abrangente, permitindo maior detalhamento no exame do caso inicial de cada paciente.
Exame realizado em aproximadamente 30 min e necessita de agendamento. É entregue em 7 dias.
TOMOGRAFIA
A Tomografia Computadorizada Volumétrica de Feixe Cônico causou uma revolução na Odontologia. Nesta técnica, o conjunto fonte de raios X e receptor de imagens gira 360º uma única vez em torno do paciente (região
de interesse). Durante este giro, múltiplas projeções em ângulos diferentes são obtidas e enviadas ao computador.
Cortes nos três planos (axiais, coronais e sagitais) do paciente podem então ser obtidos a partir desta imagem tridimensional. É possível também obter reconstruções panorâmicas, cefalométricas e reconstruções em 3D. As
imagens podem ser fornecidas em filmes e/ou em CD.
Exame realizado em aproximadamente 20 min e não necessita de agendamento.